segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sais de fenóis


Como já foi dito, os fenóis são compostos relativamente ácidos, e podem ser convertidos em sais por soluções aquosas de hidróxidos. Estes sais são conhecidos como fenóxidos ou fenolatos.

Como seria de se esperar, os fenóis e seus sais têm características opostas quanto à solubilidade. Ou seja: os sais são solúveis em água e insolúveis em solventes orgânicos.

A força ácida dos fenóis e a solubilidade desses sais em água podem ser utilizadas tanto em análise quanto em separações. Uma substância insolúvel em água, dissolvida por soluções aquosas de hidróxido, tem, por força, de ser mais acídica do que a água, mas menos acídica do que os ácidos carboxílicos;

A maioria dos compostos neste escalão de acidez são fenóis. Com base na solubilidade em meio alcalino, podem separar-se os fenóis dos compostos não acídicos; por meio da insolubilidade em bicarbonato é possível separá-los dos ácidos carboxílicos.

Um dos sais de fenol mais comum e útil é o fenolato de sódio, do qual pode-se obter o salicilato de sódio (um ácido anti-inflamatório).

2 comentários:

  1. nossa, muito interessante! =.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei o blog, encontrei muitos aspectos importantes sobre tais elementos aqui citados.

    sua pesquisa me ajudou muito, e alguns amigos aqui da faculdade estão acessando o blog para utilizar este conteudo.

    att.

    ResponderExcluir